Saiba como ter mais segurança em canteiros de obras

Garantir a segurança no ambiente de trabalho é essencial e ações, como, locação de andaimes é prioridade quando falamos sobre construção civil, área em que são utilizados grandes equipamentos que exigem conhecimento especializado para serem operados. Os canteiros de obras são  um dos exemplos de espaços que requerem atenção redobrada para que acidentes sejam evitados. Confira algumas dicas da Pro Obra.

 

Dados divulgados no 5º Encontro Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, em Brasília, revelaram que em 2018 mais de 25 mil trabalhadores sofreram acidentes nos canteiros de obras. Apesar deste número estar em declínio, se comparado aos anos anteriores, é importante informar-se a respeito de boas práticas, afinal, alguns hábitos podem aumentar ou diminuir riscos.


Comportamentos de riscos e boas práticas


O mau uso dos equipamentos de proteção individual é um dos principais motivos de acidentes graves nos canteiros de obra. Os gestores devem verificar se todos os funcionários estão utilizando-os de forma correta, e conferir os equipamentos de proteção coletiva.

Ao solicitar a locação de andaimes, por exemplo, é preciso isolar o perímetro com grades de proteção e sinalizar o local adequadamente, se necessário, usando cones de sinalização.


Certifique-se, ao solicitar o aluguel de andaimes, que a plataforma da estrutura é em material antiderrapante e que os andaimes apresentam bom estado de conservação.

É importante lembrar que todos os equipamentos devem passar por manutenções preventivas regulares – essa prática deve evitar o acontecimento de acidentes em função do mau funcionamento.

Criar uma cultura de prevenção de acidentes é ideal para que as boas práticas façam parte de toda a trajetória organizacional. Conscientize a equipe sobre riscos e fale sobre boas práticas.


Locação de andaimes: Aluguel de equipamentos para construção civil 


Se você precisa de segurança em canteiros de obra, conte com a locação de equipamentos Pro Obra.

Nossas estruturas estão em excelente estado de conservação e você ainda pode contar com nossa entrega e retirada pontual e ágil. Atendemos mais de 80 regiões diferentes e oferecemos aluguel de cavalete de sinalização, cones, locação de andaimes e muito mais.