Guia sobre aluguel de andaimes: conheça mais sobre os modelos e peças que compõem essas estruturas

Guia sobre andaime: conheça mais sobre os modelos e peças que compõem essas estruturas

Uma construção bem feita é composta por boas decisões e uso de materiais e equipamentos de qualidade – e nesses equipamentos estão inclusos os andaimes.  Já que somos especialistas em aluguel de andaime, preparamos um guia rápido sobre essas estruturas e suas peças, confira:

Peças que compõem os andaimes

Ao fazer o aluguel de andaimes para obras, é preciso se atentar em algumas peças que devem ser usadas em conjunto com as estruturas com o objetivo de proporcionar segurança aos trabalhadores.

Os painéis metálicos, cujas dimensões podem variar entre 1×1 m, 1×1,5 m e 1×2 m, devem estar dispostos a cada metro de altura em paralelo. Além disso, os painéis diagonais de 1,41 m, 2,12 m e 2,83, que dão firmeza à estrutura, por sua vez, devem estar dispostos a cada 3 metros de altura.

As barras de ligação de 1 m a 3 m  também precisam ser usadas a cada 3 metros de altura – conectadas aos painéis, unindo duas torres.

As sapatas fixas e ajustadas, ou reguláveis, como também são conhecidas, são outros elementos que compõem as estruturas dos andaimes. Enquanto as sapatas fixas dão firmeza à estrutura em relação ao piso, as sapatas reguláveis podem ser  ajustadas e são usadas para corrigir desníveis e irregularidades. Se você quer saber mais sobre a função da sapata regulável de andaime, confira nosso post sobre o assunto clicando no link.

As escadas são usadas para que os colaboradores possam acessar as plataformas de trabalho. São específicas para cada tipo de andaime, seja ele fachadeiro ou tubular.

Os guarda-corpos, por sua vez, são usados para que os trabalhadores possam se locomover com segurança na plataforma do andaime.

Tipos de andaimes


O mercado de venda e aluguel de andaimes oferecem diversos tipos dessas estruturas de acordo com cada utilização. A escolha correta da estrutura faz com que o trabalhador realize um trabalho muito mais seguro e sem improvisações.

Andaimes Móveis

Os andaimes móveis, como o próprio nome já diz,  possuem a facilidade de poderem ser movimentados facilmente – para isso, dispõem de rodinhas que não riscam o chão e são utilizados em superfícies móveis,  geralmente em fases finais de uma obra.


Andaimes suspensos mecânicos

Esse tipo de andaime é usado a partir da suspensão com cabos de aço e guinchos. A movimentação vertical é eficiente principalmente para a instalação de revestimentos.


Fachadeiros

Os andaimes fachadeiros permitem ampla movimentação dos trabalhadores na plataforma. Acompanha escada, guarda-corpo e piso metálico, e é usado com frequentemente para manutenção predial e em fachadas.

 Importância de andaimes novos

Todos os equipamentos para construção civil devem passar por inspeções com o objetivo de identificar possíveis necessidades de manutenção que evitam a ocorrência de acidentes de trabalho. Antes de subir em um andaime, certifique-se de que a estrutura não apresente sinais de corrosão. Aqui na Pro Obra,  disponibilizamos andaimes novos e equipamentos que passam por vistorias constantes, por isso, são entregues dentro das mais perfeitas condições de uso.