Riscos provocados pela chuva em obras

As chuvas são as grandes vilãs de obras e podem atrasar ou danificar todo o procedimento já realizado. No mês de fevereiro em apenas 10 dias o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo registrou 83% de chuva prevista para o mês. Continue lendo nosso blog e saiba como a locação de equipamentos para construção pode auxiliar nesses períodos.

O ideal é planejar o início da obra e evitar etapas de construção em meses que a incidência de chuvas são maiores, como primavera e verão. Contudo, não dá para contar com as previsões do clima e nem com as mudanças climáticas repentinas, principalmente no Brasil. Por isso, além de garantir a produtividade da obra é essencial garantir a segurança dos trabalhadores.

Incidência de Raios em Obras

Nos dados apresentados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) foram registrados por ano no Brasil a queda de 77,8 milhões de raios. Entretanto, nem sempre em construções e obras terá a presença de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Sendo assim, o ideal é não trabalhar diretamente com escoras metálicas, escada de alumínio ou em locais abertos que atraiam raios. 

Os raios também são causadores de incêndio, em outro estudo apresentado pelo INPE — somente nos Estados Unidos existe uma estimativa que anualmente 15 mil incêndios são causados pela queda de um raio.

Ferramentas elétricas

Um dos maiores prejuízos causados em obras são as perdas de ferramentas elétricas que são ligadas diretamente na tomada. Além disso, os raios podem achar pontos de fugas através desses equipamentos e atingir o operário que está manuseando. Uma das alternativas para evitar esse problema é a utilização de EPI’s e a locação de equipamentos, como o aluguel de martelete a fim de garantir o funcionamento correto e de um seguro para manutenção e substituição do aparelho.

Quedas

Sem a ocorrência de chuvas, os canteiros de obras já possuem superfície escorregadia por conta dos materiais que são utilizados. As botas com solado de borracha evitam que isso ocorra, entretanto é necessário se atenção também aos dias seguintes de chuvas onde o chão pode ficar ainda mais escorregadio que o habitual. Por isso, é necessário cuidado redobrado ao subir em andaime fachadeiro e escada extensível.

Deslizamentos

Não só em obras, mas os deslizamentos ocorridos com a chuva são frequentes em diversos locais e em alguns estágios é mais comum ocorrer até mesmo o desmoronamento de terra como nos casos de terraplanagem. A água pode comprometer diretamente a alvenaria e itens recém construídos. Sendo assim, vemos mais um motivo do porquê é imprescindível realizar um planejamento antes da iniciação de uma obra.

Conte com a experiência de 23 anos da Pro Obra em locação e venda de equipamentos para construção. Entre em contato conosco e informe-se também sobre aluguel de gradil, locação de cones de sinalização e muito mais.