Quando devo utilizar andaime tubular?

Antes de sabermos onde utilizar esse equipamento, você sabe o que é andaime tubular? O aluguel de andaime é solicitado na maioria das vezes para construção civil para serviços que serão realizados em alturas elevadas. As estruturas metálicas do andaime levam segurança e agilidade em diferentes serviços, como pinturas, manutenções e até mesmo para uma troca de lâmpada.

Características do andaime tubular

O andaime tubular é constituído por tubos metálicos e braçadeiras que permitem criar a estrutura do equipamento com qualquer modulação, sendo assim, este equipamento se encaixa em qualquer ambiente.

O andaime tubular precisa seguir as regras estabelecidas pela Norma Reguladora de Segurança nº 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e da NBR-6494 Segurança em Andaimes que estabelecem as diretrizes de medidas de segurança ao realizar a locação de andaimes em SP.

Além de encaixe firme e simples, é possível realizar a locação de andaimes que tenham a função de travamento diagonal que proporcionam ainda mais segurança para quem trabalha com esse tipo de equipamento.

Veja algumas especificações obrigatórias antes de realizar o aluguel de andaime:

  • Serem ancorados na medida em que aumenta a altura e o comprimento do andaime;
  • Ter a cada dois metros de altura uma plataforma que tenha acesso para as escadas internas, por meio de alçapões ou vazados nos pisos;
  • A montagem/desmontagem das estruturas devem ser realizadas por equipes devidamente treinada e supervisionada por profissional legalmente habilitado.  

Esse equipamento é um dos mais escolhidos em obras, reformas e manutenções de fachadas, por serem mais leves e menores, auxiliando na movimentação pelo canteiro de obras.

Segurança — Andaime tubular

Por mais que seja um equipamento seguro e eficaz, alguns cuidados externos são necessários como forma de prevenir acidentes. Veja abaixo quais são eles:

  • EPI (Equipamento de Proteção Individual) — Para manusear esse equipamento é obrigatório o uso de EPI’s, como: botas, luvas e capacetes.
  • Locais planos — Procure por ambientes planos para colocação do equipamento.
  • Rede elétrica — Não instale andaime perto de redes elétricas, pois pode causar choques elétricos.

    Aluguel de andaimes é na Pro Obra

    Entre em contato com a nossa equipe e solicite mais informações sobre o preço de aluguel de andaimes. Proporcionamos economia e agilidade para o sua obra através da locação de equipamentos para construção civil.