Como organizar a reforma na minha casa

Hora ou outra, todo mundo precisará realizar uma  reforma em sua residência e independente da quantidade de alterações que serão feitas, é preciso ter um certo planejamento para que tudo saia conforme o esperado, apresentando resultados positivos. Cuidar da segurança com locação de equipamentos seguros e utilizar somente produtos de primeira linha evita diversos retrabalhos. Continue lendo e saiba mais.

 

Dicas para construir e reformas

Se você está se preparando para iniciar a reforma do seu imóvel, fique atento as dicas que separamos para você respeitar o orçamento e não ter problemas com prazos.

O primeiro passo para iniciar uma reforma é listar quais serão os serviços a serem executados. A partir dessa primeira listagem, é possível ter uma estimativa dos custos que a reforma terá.

Esse primeiro momento é fundamental para que o planejamento financeiro possa ser iniciado. Se o valor estiver acima do orçamento, reveja os custos e priorize o que é essencial.

Dependendo do tipo de serviço que será executado, a contratação de um arquiteto ou engenheiro é indispensável. Além de elaborar um projeto que vai direcionar toda a obra ou reforma, o arquiteto e o engenheiro são capazes de criar espaços funcionais e sofisticados.

Planeje as etapas de execução da obra isso pode facilitar os processos e agilizar os prazos.

A contratação de mão de obra de confiança e especializada precisa ser cautelosa, neste caso, prefira indicações de amigos ou da família. Se possível, visite algum serviço realizado pelo profissional.

 

É importante lembrar que alguns imprevistos acontecem, o atraso de uma entrega de mercadoria ou mesmo a falta de algum material. Por isso, apesar de se atentar ao prazo inicial, tenha  um tempo de tolerância para que certos trabalhos sejam concluídos.

Em reformas de apartamentos, não se esqueça de entregar ao síndico um plano de reforma e a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) ou Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), registrados em CREA ou CAU e assinados por um engenheiro ou arquiteto que acompanham a obra.

 

Segurança é fundamental 

Definição de orçamento, contratação de mão de obra especializada e atenção aos prazos e documentações – os cuidados com reformas não param por aí. A segurança deve sempre vir em primeiro lugar. 

As estruturas utilizadas como  escadas metálicas e andaimes – geralmente em  reformas de telhados ou serviços de carpintaria, precisam estar em boas condições. 

A Pro Obra trabalha com a locação de andaimes que além de serem de fácil montagem, estão em excelente estado de conservação, levando muito mais segurança para sua obra.

Quando solicitado o aluguel de andaimes, enviamos todos os manuais ao locatário com instruções de montagem.  Não se esqueça de usar equipamento de proteção individual conforme a necessidade do equipamento de construção civil a ser utilizado.