Qual é a importância dos equipamentos de segurança?

Como o próprio nome da categoria já indica, os equipamentos de sinalização de segurança tem o intuito de alertar quem se aproxima de certos perigos. Dessa maneira, a sua importância se dá ao reduzir as ocorrências de acidentes de trabalho, como é previsto por Lei.

Tomar medidas a respeito da sinalização não apenas garante a segurança de quem está trabalhando no local, como também de quem se aproxima da região indicada. Sendo assim, as sinalizações de segurança fazem parte do gerenciamento de riscos e essas medidas se tornam medidas fundamentais em 3 aspectos:

  1. Preservar a saúde pública;
  2. Preservar a vida dos colaboradores;
  3. Evitar punição judicial decorrentes de fiscalizações.

Até mesmo em uma área de trabalho mais reservada, investir na sinalização adequada também é importante para instruir e alertar o colaborador sobre como agir em determinadas situações e locais. Afinal, diferentes tipos de mensagens são passadas a partir da divergência de cores em cones e cavaletes de sinalização. A ciência e o lembrete do real risco é um fator significativo na prevenção de acidentes.

 

Quais itens podem ser utilizados na sinalização de segurança?

Muitos itens podem fazer parte do sistema de sinalização de segurança, especialmente quando se trata de equipamentos para construção civil. Além do que é mais comum, básico e essencial, como placas de aviso, também são comuns o uso de 

  1. Cones;
  2. Cavaletes de sinalização;
  3. Grades de proteção.

Cada um desses tipos de sinalização tem uma finalidade diferente e o que mais apresenta variações são os cones. De forma geral, ele serve com o propósito de demarcar situações, tanto em estradas e rodovias quanto em áreas de trabalho. 

As diferentes cores dos cones indicam uma situação e alerta específico, por isso recomendamos que você fique por dentro do significado das cores dos cones de sinalização antes de alugar ou comprá-los para sua empresa.

Por sua vez, os cavaletes de sinalização, bem como as grades de proteção possuem 3 finalidades, sendo elas: alertar, interditar e desviar o acesso de terceiros no local.

 

A Pro Obra pode te ajudar com a segurança

Para aqueles que apresentarem o interesse em realizar o aluguel de cone de sinalização ou aluguel de grade de isolamento, a Pro Obra pode te ajudar. Estamos no mercado desde 1997 e somos uma empresa referência no ramo, portanto, entre em contato conosco e faça um orçamento. Garantimos que você terá serviços de qualidade.