Quais são os tipos de lajes da construção civil?

Conhecer e saber identificar quais as características de cada <strong deve ser um conteúdo exposto à todas as pessoas, desde os profissionais da área – como engenheiros e arquitetos – até o clientes.

Pensando cada vez mais nos tão importantes clientes, a Pro Obras elaborou um texto com o objetivo de apresentar as vantagens e desvantagens das lajes. Dessa forma, você – leigo – vai compreender melhor o porquê o seu engenheiro escolheu determinada laje, bem como vai entender quais serão os efeitos positivos e negativos empregados em seu projeto.

Lajes pré-moldadas

Este modelo de laje chega ao local que será empregado praticamente pronta e, além disso, é composto por placas ou painéis de concreto com diversos materiais que a tornam extremamente resistente para o transporte.

O custo acessível, a facilidade com a montagem e o fato de dispensar o uso de madeira convencional faz com que este modelo seja muito procurado, principalmente em projetos que precisam ser concluídos rapidamente.

A maior desvantagem é que, em casos de má construção, existe a possibilidade de originar fissuras e trincas.

Lajes maciças

Neste caso, a laje maciça é projetada com materiais além da madeira, como a utilização de armaduras metálicas e outros.

Quando tanto as madeiras quanto às estruturas metálicas estiverem no lugar, o concreto é despejado e a laje está pronta. Após a secagem, as chances de ter fissuras e trincas é quase zero e, ao mesmo tempo, o acabamento é liso no interior da laje.

O maior ponto negativo é o alto custo, pois a laje necessita de vários elementos estruturais que a sustente.

Seja para lajes pré-moldadas ou maciças, você ou sua empresa vai necessitar do equipamentos para construção civil. Neste caso, que tal optar por uma empresa especializada no segmento?

A Pro Grades é referência no ramo de aluguel de equipamentos para construção civil, então aproveite para entrar em contato conosco e solicitar um orçamento!