Dicas para reformas de pontos comerciais

Modernizar a infraestrutura e decoração de um comércio é uma forma de manter-se competitivo no mercado, mas sabemos que reformar um estabelecimento comercial com as portas fechadas não é viável para muitos comércios. Pensando nisso, a Pro Obra, sua empresa de locação de equipamentos separou algumas dicas de como reformar sem fechar.



Prefira reformar em meses que não tenham datas sazonais – com um fluxo menor de clientes, é possível amenizar os transtornos de uma reforma. A escolha de horários com menor quantidade de vendas também é uma saída se o fechamento da loja não é uma opção.



Contrate empresas que trabalham durante a madrugada, mas atenção aos serviços que podem fazer muito barulho e incomodar a vizinhança.



O processo da reforma não é fácil, mas é preciso reduzir os impactos temporários que uma obra pode ocasionar ao cliente e aos funcionários. Provavelmente alguns móveis vão precisar ser arrastados e limpezas extras precisarão ser feitas, por isso, divida a obra em etapas. Isole os locais com tapumes e biombos.


Planejamento

Antes de iniciar a reforma é necessário fazer o projeto de arquitetura com um profissional. Isso vai fazer com que toda as etapas da obra sejam planejadas e orientadas a partir do que já está no papel, evitando atrasos na conclusão da obra que irá gerar ainda mais transtornos aos clientes atendidos.


Normas

 

Feito o planejamento, é preciso atentar-se às normas e documentações para reformas.  Trabalhos em escadas em altura, por exemplo,  precisam de profissionais especializados.



Forneça plantas hidráulicas e elétricas 

 

Para que não aconteçam furos em canos, curtos e problemas piores, forneça a planta hidráulica e elétrica do seu estabelecimento aos profissionais que vão executar a obra. Dessa forma, você previne que um cano seja furado e que sua nova rede elétrica fique mal dimensionada.



Orçamento

Antes de começar a  obra faça uma planilha de custos. Já pensou se no meio da reforma o orçamento estoura e você precisa interromper as atividades com a reforma pela metade? A definição de um orçamento é essencial para que o projeto de obra saia definitivamente do papel.  Em todo caso, planeje-se para gastar mais, pois imprevistos acontecem.

 

Aluguel de equipamentos 

O aluguel de equipamentos impede improvisos, que por sua vez impedem acidentes, descumprimento de prazos e falta de segurança dos trabalhadores e também dos clientes.



Otimize o segmento de sua reforma  com responsabilidade, faça a locação de andaimes e outros equipamentos de sinalização como  aluguel de cones de sinalização e locação de cavaletes padrão CET. Entre em contato conosco e solicite um orçamento de locação de equipamentos.