Qual a importância da NR18 na construção civil?

A NR18 é basicamente uma norma estabelecida pelo Ministério de Trabalho que regulariza o ambiente de trabalho de várias atividades, principalmente as do segmento de construção civil!
Serve para prevenir acidentes, adequar os equipamentos em um padrão de qualidade, além de exigir o uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC’s (Equipamentos de Proteção Coletiva).
Pensando sobre isso, não podemos negar que as normas impactam e influenciam o segmento de locação de equipamentos em geral – desde grandes estruturas como o andaime fachadeiro ou andaime tubular até máquinas e ferramentas como o martelete rompedor.
Entendemos então que sua importância se dá por contribuir positivamente sistematizando questões de planejamento, de organização nos canteiros de obras (espaço de trabalho) e também as administrativas!
Vale destacar que quando as normas da NR18 não são respeitadas, mesmo que em detalhes pequenos, corre-se o risco de multas ou interdições.

Quais são os acidentes que essas normas podem evitar?

Entender e desfrutar do que é proposto pelas normas pode garantir que as seguintes situações de perigo sejam evitadas:

  • Atropelamento;
  • Choque elétrico;
  • Cortes graves e profundos;
  • Quedas de lugares altos – no caso, ou da estrutura construída ou dos andaimes;
  • Queda de objetos, ferramentas e acessórios;
  • Projeção de corpos estranhos nos olhos dos operadores;
  • Soterramento;
  • Entre outros.

É por isso que vale a pena reforçar a importância de prezar pelas empresas com anos de atuação no segmento de locação de equipamentos para construção, porque assim a qualidade e responsabilidade com a excelência dos produtos disponibilizados são garantidas.
Quando você não procura saber sobre a fornecedora que escolheu para aluguel de andaimes, aluguel de ferramentas, aluguel de máquinas e aluguel de acessórios para os equipamentos de construção civil, já facilita e aumenta a chances de causar acidentes.
Além disso, existem outras situações que podem provocar acidentes, como a pressa em concluir as atividades, improvisar ou fazer gambiarras, burlar as regras da NR18 por achar que tem experiência suficiente para seguir as próprias regras, locar equipamentos que não recebem a manutenção adequada, presumir que pode pular etapas de procedimentos por nunca ter presenciado acidentes com tais práticas, não cuidar bem dos equipamentos e ignorar as situações de risco que não são solucionadas!

Como saber se os equipamentos alugados estão de acordo com a NR18?

As manutenções dos equipamentos disponíveis em qualquer empresa de locação de máquinas e equipamentos devem ser necessariamente repetidas periodicamente para que sejam mantidos com a mesma qualidade do início, apresentando também um desempenho bom e preservando o padrão estabelecido pela NR18.
Por isso, vale a pena procurar saber se a empresa escolhida para aluguel de equipamentos de fato prezam por realizar essas manutenções no prazo adequado e se estão sempre renovando a categoria de cada produto disponibilizado por novos modelos com mais recursos e com tecnologias mais recentes.

Como a Pro Obra pode ajudar?

A Pro Obra é uma empresa especialista no segmento de construção civil e oferece os serviços de locação de andaimes e locação de máquinas, ferramentas e acessórios para diversas atividades.
Entre nossos produtos você encontra andaimes, escoras metálicas, demilitadores de fila, escadas de alumínio e muito mais.
Caso queira conhecer melhor a empresa e conferir mais produtos que temos, acesse nosso site! Em casos de esclarecer dúvidas ou fazer orçamentos de aluguel de andaimes preço, por exemplo, entre em contato conosco.
São anos de experiência no segmento e a nossa satisfação continua sendo providenciar o melhor aos nossos clientes, tanto em serviços como no momento do atendimento. Aqui você pode confiar!