Cones de sinalização e grades: Entenda mais sobre o conceito de sinalização e isolamento de área

Os equipamentos de sinalização já são tão frequentes no nosso dia a dia que acabam passando despercebidos, mas a falta dos mesmos é observado em segundos, não é mesmo? Os cones de sinalização, grades de isolamento, entre outros diversos equipamentos são diariamente utilizados para garantir a segurança da população em diferentes ambientes, e não só para canteiro de obras, como muitos pensam.

O conceito de sinalização e isolamento de áreas é para alertar as pessoas sobre áreas escorregadias, restringidas, com perigo ou sobre o risco de quedas de objetos e materiais em geral. Quando citamos essas características específicas conseguimos pensar em diversos locais que usufruem, por exemplo, de grades para distanciamento — shoppings, hospitais, lojas, farmácias e entre outros.

Norma Regulamentadora

A NR18 (Norma Regulamentadora) estabelece os parâmetros para registro, comunicação, estatística e análise de acidentes do trabalho, assim como suas causas, consequências e tipos de sinalização que podem ser utilizadas.

A sinalização pode ser feita de diversas maneiras com uma simples locação de equipamentos, desde que sigam as normas referente ao local e objetivo do isolamento de área. Veja abaixo dois exemplos sobre tipos de sinalização:

  • Sinalização de proibição: Tem como objetivo avisar sobre a proibição de circular em certos ambientes;
  • Sinalização de alerta: Como o próprio nome indica tem como objetivo alertar sobre potenciais riscos.

Norma Regulamentadora

Quando não há risco para vida ou para saúde das pessoas, não há necessidade de isolamento. Apenas utilizar a locação de cones de sinalização, placas ou pedestais sinalizando o local são suficientes. Mas quando falamos, por exemplo, de trabalho de máquinas, abertura de valas, presença de produtos tóxicos ou risco de explosão, existe a necessidade de isolamento da área para manter a integridade daqueles que ali trabalham ou estão de passagem.

A norma regulamentadora diz que trabalhos que ofereça risco de acidentes devem ser sinalizados. Para que isso aconteça de forma segura e precisa, o isolamento de áreas deve ser feito por profissionais especializados e responsáveis pelo ambiente/obra. Mas lembre-se, quando não é realizado o cumprimento das normas, o responsável ficará passível de multas e medidas administrativas.


Conte com a Pro Obra para isolamento de áreas e equipamentos para sinalização

A Pro Obra é uma empresa que disponibiliza serviços de locação de equipamentos para construções civis, inclusive aluguel de andaimes e escoras. Para atender projetos diferentes e proporcionar soluções que de fato correspondam às necessidades de nossos clientes, nós disponibilizamos produtos variados!

Veja em nosso site nossos diferenciais de atendimento, bem como, atendimento 24 horas, emergencial e locação de pequenas e grandes quantidades. Damos agilidade total em nossa entrega e retirada de produtos através dos nossos veículos urbanos de carga sem restrições de horários. Entre em contato e solicite um orçamento!