Como reaproveitar materiais de construção?

O segmento de construção civil é um dos melhores segmentos do Brasil para gerar empregos e gerar riqueza para a economia do país, no entanto, também é um dos que mais geram resíduos que podem ser acumulados no meio ambiente e geralmente não recebem a destinação correta!

Considerando todas as problemáticas e os dados divulgados pela Abrecon de que são desperdiçados cerca de R$ 8 bilhões por ano no Brasil por falta de reciclar materiais, já está mais do que na hora de pensarmos em como reaproveitar esses materiais.

Uma vez que nós, da Pro Obras, também pensamos muito na responsabilidade ambiental e nas questões sustentáveis, estamos dispostos a te ajudar com essas dicas além de disponibilizar equipamentos de construção civil.

Confira agora algumas maneiras de conseguir colaborar com a cultura de tratamento e reaproveitamento de resíduos/materiais de construção civil:

Construir novos móveis e mobiliários

Explorando a criatividade e se permitindo ir mais além do que se pode ver logo de cara, é possível ter novas ideias e usar materiais de construção que não tem mais utilidade em uma obra para confeccionar móveis novos, como bancos, decks ou até quem sabe um aparador bem estiloso.

Materiais como bobinas de cabos de aço, por exemplo, podem servir para instalar um novo balanço para as crianças e as portas antigas que foram retiradas durante uma reforma, podem ser transformadas em cabeceiras de cama.
Já deu pra ver que não faltam opções de inovar! Comece a explorar um olhar diferente para tudo que vê.

Venda o que não for usar

Tudo que não serve para você, pode servir para outras obras ou até para outras finalidades. Por isso, vale a pena procurar saber se alguém se interessa por seus recursos que já não lhe são úteis, porque grande parte dos materiais e equipamentos de construção servem para outras obras tranquilamente.

Sendo assim, quando não for mais usar tais elementos na sua obra e não tem nada que possa construir com os mesmos, coloque a venda no mercado por valores mais acessíveis.

Além de agir com responsabilidade visando ter práticas sustentavelmente corretas, você ainda consegue lucrar!

Procure por uma empresa de coleta de resíduos de construção

Percebemos que, cada vez mais, um segmento precisa do outro para continuar se desenvolvendo.
No caso de obras de construção civil não é diferente, já que uma coleta de resíduos de construção podem ajudar a reaproveitar os resíduos desse mercado e destinar os materiais que já não são úteis para o local de tratamento adequado/correto.

Ou seja, você não precisa necessariamente dar um fim a esses materiais por conta própria!

Motivos para reaproveitar esses materiais

Quando você reaproveita materiais de construção ou adquire materiais de segunda mão, você consegue ter vantagens como:

  • Diminuir os custos da obra para conseguir economizar;
  • Diminuir o índice de extração dos recursos naturais – especialmente os minerais;
  • Diminuir a poluição em cidades, porque não vai descartar esses materiais de forma incorreta;
  • Agregar valores a sua empresa de construção por ter responsabilidade social e ambiental.

Como a Pro Obra pode te ajudar em obras de construção civil?

Nós da Pro Obra disponibilizamos serviços como locação de equipamentos e locação de andaimes para proporcionar toda qualidade possível aos canteiros de obras que procuram por nossos recursos.

Temos escoras, ferramentas elétricas, diferentes modelos de andaime (como o andaime tubular e andaime fachadeiro), além de locar equipamentos para segurança de todos os envolvidos na obra.

Sendo assim, sempre que precisar de aluguel de andaimes, aluguel de ferramentas, aluguel de máquinas e aluguel de equipamentos para construção civil, você já sabe com quem contar.

Por toda experiência no segmento de locação de máquinas e equipamentos, temos toda estrutura e preparo necessário para lhe oferecer o melhor atendimento possível.
Se ainda tiver dúvidas sobre os serviços de locação de equipamentos para construção ou quiser fazer orçamentos, estamos a disposição para atendê-lo!

Aproveite para acessar nosso site e conhecer mais nossos produtos e mais sobre a empresa.