Andaimes ou escadas? Saiba quando optar por cada item

Andaimes e escadas são aparatos destinados a trabalhos e serviços em altura, sendo extremamente comuns em construções e obras. No entanto, muitos ficam em dúvida sobre qual desses equipamentos para construção civil apresenta mais vantagens.

Antes de saber qual desses itens escolher para realizar algum serviço, é preciso conhecer as especificações de cada um deles:

Os andaimes

Os andaimes são equipamentos robustos e de diversos tamanhos. Sobre a estrutura metálica, há uma plataforma resistente, para que os trabalhadores possam trabalhar tranquilamente e com segurança, tendo bastante versatilidade.

A locação de grades para manter distanciamento de pessoas é indicada quando os andaimes são utilizados, já que é necessário evitar qualquer tipo de desestabilização na estrutura.

As vantagens dos andaimes

  • Altura mais elevada: esse equipamento é perfeito para trabalhos mais altos, como a construção predial ou a limpeza de janelas de edifícios;
  • Conforto: as plataformas que ficam sobre as estruturas metálicas dão mais liberdade de movimento aos trabalhadores, que podem operar com mais tranquilidade (mas nunca com descuido).

As escadas

As escadas são muito mais comuns em nossas vidas, pois temos acesso a essas estruturas verticais a todo momento; elas podem ser encontradas em diversas lojas de equipamentos para construção civil na Grande SP, com diversos tamanhos e materiais.

Assim como os andaimes, esse equipamento pode ser utilizado para acessar locais longe do chão, mas com uma estabilidade menor, já que o apoio para os pés é reduzido, limitando o movimento corporal. Por conta disso, a utilização do cone de sinalização ao redor da escada, no momento de operação, pode ser uma alternativa considerável para o aumento da segurança.

As vantagens das escadas

  • Trabalho interno: escadas não ocupam tanto espaço, logo, podem ser utilizadas dentro de residências, para pinturas ou manutenções;
  • Mobilidade: as escadas, geralmente, são retráteis, facilitando seu deslocamento de uma área para outra;
  • Agilidade: A montagem de uma escada é muito menos complexa que a de um andaime, portanto, o trabalhador ganha mais velocidade e praticidade.

Qual dos dois é melhor?

Não é possível determinar qual é melhor, já que cada equipamento possui vantagens específicas. O mais benéfico para um serviço dependerá do trabalho que será realizado; o andaime pode ser mais vantajoso caso a altura seja consideravelmente elevada e o trabalhador precisar de muita movimentação, enquanto a escada pode servir se o trabalho for mais ágil.

Portanto, antes de decidir qual desses dois itens utilizar em sua obra, certifique-se de entender a sua necessidade primeiro.

Conte com a Pro Obra para adquirir seus equipamentos

Está precisando de equipamentos de construção civil de qualidade e segurança garantida? A Pro Obra pode lhe oferecer com muito êxito. Estamos há 25 anos no mercado, sempre trabalhando para satisfazer os clientes da melhor maneira possível.

Confira o aluguel de cone de sinalização, grades com comunicação visual, andaimes, escadas e muitos outros equipamentos interessantes.