Saiba qual é o tipo de andaime certo para sua obra

Alugar andaimes para sua obra ou reforma pode ser uma tarefa complicada, principalmente porque muitas pessoas não sabem qual é o tipo de andaime certo para cada necessidade. Levando este fato em consideração, nós promovemos este conteúdo para explicar quais os modelos e aplicações de cada andaime. Vamos conferir?

Primeiro, vamos entender o que são os andaimes: tratam-se de estruturas temporárias – confeccionados em madeira, alumínio e aço – utilizadas, principalmente, na construção civil com o objetivo de realizar trabalhos em locais altos e de difícil acesso.

Os modelos mais comuns são os fachadeiros, móveis, em balanço, suspensos (balancim), cadeira suspensa, andaimes tubulares, andaime estrutural e andaime multidirecional. Veja, a seguir, as características e particularidades de cada um:

Andaime fachadeiro

Composto por partes modulares, com quadros na horizontal e vertical, além de placa de base, travessa diagonal, guarda-corpo, tela, sapatas e escadas. Este modelo permite a montagem de níveis independentes e garante acesso fácil e rápido à área de trabalho onde estão as pessoas e materiais. Seu uso é recomendado para reformas, construções, manutenção, revestimento e pintura de fachadas.

Andaime móvel

Enquanto isso, o andaime móvel é muito parecido com os fachadeiros, mas são construídos com estruturas metálicas e sob rodas com o intuito de facilitar a mobilidade. São recomendáveis para superfícies planas e serviços de instalação e acabamento.

Andaime em balanço

São composições fixas, ou deslocáveis, projetadas para fora da construção e suportadas por vigas ou estruturas em balanço. Indicamos este modelo para situações onde não seja possível utilizar outro modelo, ou quando não houver superfície resistente para apoio.

Andaime suspenso (balancim)

Plataformas suspensas e apoiadas por vigas em madeira ou metálicas, as quais são suportadas por cabos de aço que se movimentam para cima e para baixo com o auxílio de guinchos elétricos. São adequados para serviços de reparo, limpeza e revestimento externo.

Cadeira suspensa

O aluguel de andaimes neste modelo não são muito comuns, pois trata-se de uma cadeira suspensa por cabos de aço e comandada por manivela ou guincho. Neste caso, a indicação deste andaime serve para a realização dos mais variados serviços em locais fechados ou com pouco espaço.

Andaimes tubulares

Estruturas montadas de duas em duas, é possível ser modificada na base, tornando-se fixa ou móvel (sistemas de rodas). O fato de ser facilmente adaptável para pequenos e grandes espaços, faz com que seja o andaime mais comum e mais encontrado em construções, pois podem ser utilizados em serviços que vão desde a colocação de paredes até manutenção e limpeza.

Andaime industrial

Estrutura semelhante ao andaime tubular, mas o sistema de travamento em X proporciona mais segurança ao operário.

Andaime Multidirecional

Por ser composto de peças de encaixe e escada, possibilita a utilização deste andaime em obras grandes e que necessitam de fácil acesso aos locais mais altos.

Como empresa de andaimes renomada no segmento, a Pro Obra conta com uma equipe capacitada em identificar qual o modelo de andaime que você necessita. Entre em contato conosco e saiba mais!