Tipos de equipamentos de proteção individual

Os equipamentos de proteção individual, mais conhecidos pela sigla EPI’s, são instrumentos que ajudam na preservação da saúde e segurança de trabalhadores de alguns setores.
É necessário passar por um treinamento específico para entender os motivos de usar os diversos tipos de EPI, como utilizá-los corretamente, como acondicioná-los e conservá-los adequadamente, afinal, esses dispositivos são responsáveis por prevenir acidentes e fornecer segurança contra possíveis riscos.

Os Tipos de equipamentos de proteção individual EPI são classificados por zona corporal:

Proteção da cabeça

Capacete

Proteção auditiva

Abafadores de ruído (ou protetores auriculares) e tampões.

Proteção respiratória

Máscaras e aparelhos filtrantes próprios contra cada tipo de contaminante do ar (gases, aerossóis).

Proteção ocular e facial

Óculos, viseiras e máscaras

Proteção de mãos e braços

Luvas, feitas em diversos materiais e tamanhos conforme os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, biológicos, térmicos ou elétricos.

Proteção de pés e pernas

Sapatos, coturnos, botas, tênis, apropriados para os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, elétricos e de queda.

Proteção contra quedas

Cinto de segurança, sistema anti-queda, arnês, cinturão, mosquetão.

Proteção do tronco

Avental
Todos EPIs devem ser fornecidos pelas empresas contratantes, além de estar em perfeito estado de conservação e possuir Certificado de Aprovação (CA), expedido por um órgão competente do Ministério do Trabalho e Emprego.
Os colaboradores precisam utilizar cada EPI para as finalidades que se destinam, ter responsabilidade sobre a sua guarda e conservação diária. Caso houver qualquer anormalidade identificada no equipamento, é necessário comunicar o fornecedor.
Se está a procura de uma empresa de equipamentos de proteção, contate a Pro Obras.
Não perca a oportunidade de alugar equipamentos de proteção individual com a gente. Garantimos qualidade e ferramentas atualizadas.