Considerações de segurança para a montagem de andaime

Trabalhos em altura exigem equipamentos e cuidados especiais, para que o operário tenha a devida mobilidade, de forma segura e produtiva. Para tanto, os andaimes são amplamente utilizados. Existem diversas opções dessas ferramentas, como o andaime fachadeiro, multidirecional, andaime tubular e por aí vai. 

Independente do tipo, é preciso certa cautela para a montagem e aluguel de andaimes. Afinal, nesse processo, deve haver a verificação de aspectos e detalhes, como isolamento apropriado, qualidade da estrutura e local de instalação. Acompanhe a leitura e saiba mais!

Como funciona a montagem de andaimes?

Os andaimes são estruturas montadas provisoriamente com o objetivo de conceder acesso a algum lugar, normalmente alto. Ele possibilita, então, que os trabalhadores realizem atividades com maior segurança e facilidade. Na maioria das vezes, são fabricados com alumínio, madeira ou aço. A fim de evitar acidentes, sua montagem e seu uso requer atenção.

Montar o andaime corretamente é de extrema importância para a segurança do operário. Assim, é fundamental que o projeto e a instalação sejam executados com o acompanhamento de um profissional habilitado. Seguindo, também, as orientações de dimensionamento, uso e montagem presentes na NR 18 e a NBR 6.494.

Escolha uma área apropriada

A área em que o andaime será instalado é um aspecto relevante, visto que a escolha inadequada está entre as principais causas de acidentes. Após o aluguel de equipamentos dessa espécie, o local precisa ser preparado, de maneira que o solo fique reto e compacto. Aguentando, desse modo, a carga do andaime, dos trabalhadores e das ferramentas.

Faça um isolamento adequado

Os andaimes não podem ficar em locais onde há grande tráfego de pessoas. A área precisa ser devidamente isolada, distanciando o equipamento de outras atividades e fluxos não envolvidos na execução. Recomenda-se um espaçamento de 2 metros.

Fique atento ao piso

Depois de feita a locação de andaimes, é necessário pensar no piso. O piso deve ser inteiramente forrado, nivelado, fixado e composto por material antiderrapante, proporcionando um conglomerado seguro e resistente.

Caso sejam utilizados pisos de madeiras, eles não podem apresentar nós ou rachaduras. Além disso, não podem ser pintados, pois esse tratamento oculta imperfeições.

Forneça e verifique o uso de equipamentos de segurança

Os EPIs são obrigatórios para os profissionais que trabalham na montagem e no uso de andaimes. É essencial entregar os equipamentos e vistoriar o uso adequado de acessórios como capacetes, cintos de segurança, macacão, entre outros.

A montagem de andaime em uma obra tem papel protagonista na produtividade e segurança das operações posteriores. Para alugar esses equipamentos, preze por companhias reconhecidas. Especialmente, por aquelas que utilizam materiais de qualidade e dispõe de profissionais capacitados, como a Pro Obra, empresa de locação de andaimes.